DEUS: UM PAI AMOROSO
- Laços Fraternos

- 10 de ago.
- 4 min de leitura

"Nosso SENHOR, Deus Criador de todas as galáxias, arquiteto dos destinos, mestre de todas as sabedorias. Nada do que acontece, nada do que deixa de acontecer escapa aos seus olhos. Sua onipresença se faz diante de nós, dentro de cada um.
Não há como mensurar sua onipotência, não há como dimensionar sua grandeza. Sua forma imaculada ainda é desconhecida pela nossa ignorância. Não sabemos como imaginar tanta perfeição e grandeza, por que somos nós seus filhos ainda em fase prematura.
Somos como uma recém nascido que ainda não sabe o significado verdadeiro da palavra mãe, que penas a conhecemos através do seu seio farto de alimento necessário.
Assim como um recém nascido busca saciar sua fome indo de encontro aquela que lhe oferece o alimento, mas sem entender o amor que aquele leite representa, buscamos Nosso Pai com nossa fome de receber, sem conseguir dimensionar o amor que suas bênçãos representa.
Um recém nascido é cuidado, tem roupas, é limpo após fazer suas necessidades, tem sua fome saciada, seu corpo aquecido, mas mesmo assim chora incansavelmente. Chora que por mais que tenha tudo do que precisa, ainda reclama mais.
Esse recém-nascido, muitas vezes, não sabe exatamente o que quer, apenas chora e pede. Ignora tudo o que tem, para buscar o que ainda não tem. Não tem a intensão de causar desagrado ou deixar seus pais desesperados.
Ele apenas clama por suas necessidades, ou pelas necessidades que acredita ter. É ainda muito pequeno e imaturo para valorizar suas roupas, seu alimento, sua higiene, tão pouco o amor da família. E assim somos nós.
Recém nascidos na estrada da vida, sendo cuidados, amados, saciados, mas ainda querendo mais. Ainda buscando necessidades que, em verdade, não temos. Nosso pai, assim como os pais desse recém-nascido, é resiliente, nos ama, nos cuida e pacientemente sabe que um dia cresceremos e entenderemos a dimensão do seu amor.
Como Pai Amoroso tudo faz por nós, tudo nos ensina, sem esperar recompensa nenhuma, a não ser a nossa evolução. Busquemos então, irmãos, aprender, crescer. Saciar nossa fome de saber, vestir a roupa limpa e imaculada da indulgência e nos aconchegar em seu colo de amor.
Absorvendo cada ensinamento que a todo momento nos é ofertado, seguiremos um dia para a primeira infância, depois a segunda infância, pré-adolescência e daí por diante. Um dia seremos anciões nessa estrada e só então entenderemos a dimensão da família espiritual que tanto nos cuidou."
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
REFERENCIAL TEÓRICO ( A caráter de estudo, caso deseje aprofundar no assunto)
Livro: O livro dos Espíritos - Questão 04. 11. 13. 116.
4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
“Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.”
A.K.: Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa.
11. Será dado um dia ao homem compreender o mistério da Divindade?
“Quando não mais tiver o espírito obscurecido pela matéria. Quando, pela sua perfeição, se houver aproximado de Deus, ele o verá e compreenderá.”
A.K.: A inferioridade das faculdades do homem não lhe permite compreender a natureza íntima de Deus. Na infância da Humanidade, o homem O confunde muitas vezes com a criatura, cujas imperfeições lhe atribui; mas, à medida que nele se desenvolve o senso moral, seu pensamento penetra melhor no âmago das coisas; então, faz ideia mais justa da Divindade e, ainda que sempre incompleta, mais conforme à sã razão.
13. Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos ideia completa de Seus atributos?
“Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às vossas ideias e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma Lhe faltasse, ou não fosse infinita, já Ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber.”
A.K.: Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada, ou, então, também teria sido criado, por um ser anterior. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade.
É imutável. Se estivesse sujeito a mudanças, as leis que regem o Universo nenhuma estabilidade teriam.
É imaterial. Quer isto dizer que a sua natureza difere de tudo o que chamamos matéria. De outro modo, ele não seria imutável, porque estaria sujeito às transformações da matéria.
É único. Se muitos Deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.
É onipotente. Ele o é, porque é único. Se não dispusesse do soberano poder, algo haveria mais poderoso ou tão poderoso quanto ele, que então não teria feito todas as coisas.
As que não houvesse feito seriam obra de outro Deus.
É soberanamente justo e bom. A sabedoria providencial das leis divinas se revela, assim nas mais pequeninas coisas, como nas maiores, e essa sabedoria não permite se duvide nem da justiça nem da bondade de Deus.
116. Haverá Espíritos que se conservem eternamente nas ordens inferiores?
“Não; todos se tornarão perfeitos. Mudam de ordem, mas demoradamente, porquanto, como já doutra vez dissemos, um pai justo e misericordioso não pode banir seus filhos para sempre. Pretenderias que Deus, tão grande, tão bom, tão justo, fosse pior do que vós mesmos?”
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostou dessa mensagem maravilhosa? Que tal compartilhar sua dúvida ou experiência conosco, será um prazer ouvi-lo (a)! Deixe seu comentário abaixo...
Compartilhe com um amigo ou familiar, essa mensagem pode trazer mais luz para sua vida!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------








Comentários