top of page

TEU ESPÍRITO RECONHECE SUAS SOMBRAS?

  • Foto do escritor: Laços Fraternos
    Laços Fraternos
  • 17 de mai.
  • 3 min de leitura

espírito
"Esqueçamos, portanto, irmãos do que interpretamos do outro e olhemos para o que sabemos de nós."

A jornada terrestre tem suas nuances de luz e trevas, as quais todos os que aqui passarem precisam viver. Imperfeitos que somos necessitamos experimentar o sabor amargo e o doce, para entender ao longo do caminho as incompatibilidades alheias. Todos passamos por desaprovações de outros, todos passamos por escárnios e crimes diversos.


Todos somos devedores de um mesmo Pai. Não porque ele nos cobra uma dívida, mas porque em algum momento nossa consciência nos reclamará saudá-la. Direcionamos ao longo do caminho nossos pensamentos por diversas vibrações, hora vítimas, hora algozes, não tenham a ingênua ideia de o lugar de agressor nunca foi ocupado por vós.


Viemos todos de inúmeras existências em diversos campo da condição humana. De miserável a milionário, de analfabeto a professor, de bandido à vítima. Portanto irmãos ao apontar um dedo para o irmão lembrem-se que aquele irmão pode já ter apontado o dedo pelo mesmo motivo a você.


Pele por pele já vestimos muitas, no entanto, nos esquecemos que o que vale mesmo é o espírito. És o mesmo de cada uma das existências, com a diferença na experiência adquirida. Esqueçamos, portanto, irmãos do que interpretamos do outro e olhemos para o que sabemos de nós.


Se encontrar apenas qualidades, recomendo olhar mais de perto e despir do orgulho, porque se aqui estamos, o mais evoluído dos habitantes da Terra ainda terá muitas camadas a serem trabalhadas para então se enxergarem como um filho digno de Deus. Reiteramos, porém, que o amor ao próximo nos leva ao lugar de humildes servos daquele que nos criou.


E mesmo por isso nosso dever é despir a túnica da vaidade que nos coloca acima do outro e nos reconhecermos como iguais filhos do mesmo Pai. E que Ele tenha piedade das nossas inúmeras imperfeições que ainda temos tanta dificuldade em reconhecer. Que a paz e a luz divina vos mostrem o verdadeiro caminho."


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


COMPLEMENTO DA CARTA ( A caráter de estudo)

O evangelho segundo o espiritismo - Allan Kardec - Capítulo IX - Bem aventurados os que são brandos e pacíficos - Item: 9 A cólera.


A cólera


9. O orgulho vos induz a julgar-vos mais do que sois; a não suportardes uma comparação que vos possa rebaixar; a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. Que sucede então? — Entregai-vos à cólera.


Pesquisai a origem desses acessos de demência passageira que vos assemelham ao bruto, fazendo-vos perder o sangue-frio e a razão; pesquisai e, quase sempre, deparareis com o orgulho ferido. Que é o que vos faz repelir, coléricos, os mais ponderados conselhos, senão o orgulho ferido por uma contradição? Até mesmo as impaciências, que se originam de contrariedades muitas vezes pueris, decorrem da importância que cada um liga à sua personalidade, diante da qual entende que todos se devem dobrar.


Em seu frenesi, o homem colérico a tudo se atira: à natureza bruta, aos objetos inanimados, quebrando-os porque lhe não obedecem. Ah! se nesses momentos pudesse ele observar-se a sangue-frio, ou teria medo de si próprio, ou bem ridículo se acharia! Imagine ele por aí que impressão produzirá nos outros. Quando não fosse pelo respeito que deve a si mesmo, cumpria-lhe esforçar-se por vencer um pendor que o torna objeto de piedade.


Se ponderasse que a cólera a nada remedeia, que lhe altera a saúde e compromete até a vida, reconheceria ser ele próprio a sua primeira vítima. Mas, outra consideração, sobretudo, devera contê-lo, a de que torna infelizes todos os que o cercam. Se tem coração, não lhe será motivo de remorso fazer que sofram os entes a quem mais ama? E que pesar mortal se, num acesso de fúria, praticasse um ato que houvesse de deplorar toda a sua vida!


Em suma, a cólera não exclui certas qualidades do coração, mas impede se faça muito bem e pode levar à prática de muito mal. Isto deve bastar para induzir o homem a esforçar-se pela dominar. O espírita, ao demais, é concitado a isso por outro motivo: o de que a cólera é contrária à caridade e à humildade cristãs. (Um Espírito protetor. Bordéus, 1863.)


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Caso deseje aprender ainda mais sobre este assunto, disponibilizamos abaixo, nosso estudo do evangelho em vídeo que fala sobre "plantar a felicidade", ao reconhecer suas sombras e se livrar da cólera, você começa a aprender a "plantar" sua felicidade! Vamos Aprender?

Título: Você está plantando sua felicidade hoje?




Gostou dessa mensagem maravilhosa? Que tal compartilhar sua dúvida ou experiência conosco, será um prazer ouvi-lo (a) ! Deixe seu comentário abaixo...


Compartilhe com um amigo ou familiar, essa mensagem pode trazer mais luz para sua vida!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

ACESSE AS PSICOGRAFIAS

Nos Siga nos Instagram

SOBRE NÓS

Grupo espírita Laços Fraternos, baseado na doutrina de Allan Kardec, para estudar, praticar e difundir o espiritismo, com o foco na fé, reforma íntima promovendo a integração e a caridade.

LOCALIZAÇÃO

Rua  Barão de Ituberaba, nº575

Uberaba/MG - CEP 38015-110

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

© 2025 Orgulhosamente criado para laços fraternos

bottom of page